segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Costume, Tradição? Doutrina de Homens

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." Galatas 5:1

Estamos vivendo um tempo de descobertas! Em minhas buscas pela internet tenho visto muitos sedentos pela palavra que estão despertando para o verdadeiro cristianismo, muito embora a tradição e costumes de homens ainda estajam prevalecendo em muitos lugares. Tentarei expor as Escrituras de forma clara, a saber a vida Cristã que pretendo proclamar enquanto viver.

Muitas praticas Cristãs (modernas), protestantes ou o que você queira chamar, tem origem pagã!
É isso mesmo amados, vou exemplificar:
você sabe como chegou até nós a Igreja(construção de alvenaria)?
De onde vem o altar?
O Sermão?
A liturgia do culto?
A Forma de culto?
Pretendo explicar resumidamente esses questinamentos que nós não costumamos fazer pois fomos acostumados a nunca questionar os ensinamentos que recebemos. Aquilo que hoje você chama de Igreja não existia até metade do século III, e o entendimento de que Igreja é um local de reunião só apareceu no ano de 190 d.c, ou seja, nunca foi do entendimento dos apóstolos e primeiros Cristãos que Igreja fosse uma construção mas para eles Igreja era algo espiritual, formado por um grupo de pessoas. O primeiro a usar a palavra Igreja como lugar foi Clemente de Alexandria, ele não tinha o pensamento de que não podia ir para um local que é ele mesmo. Os primeiros Cristão se reuniam em suas casas o que permitia a intimidade entre os irmãos pois o Cristianismo não é como as religiões que já existiam o Cristianismo foi uma inovação tremenda na época em que surgiu, porque, como eu li em um livro, "o culto não é algo que acontece em determinado local em um certo momento, o culto é um estilo de vida".
Já a construção do prédio devemos ao Imperadpr Romano Constantino, ele foi o primeiro a propagar a construção de Igrejas, que eram construidas sobre túmulos de pessoas que deram suas vidas pela Fé, pois esses locais eles consideraram sagrados. O formato da Igreja de início foi copiado das Basílicas Romanas usadas pelos magistrados e oficiais romanos e é daí que vem o altar, a plataforma onde ficavam as autoridades, e para completar as basílicas eram desenhadas segundo o estilo dos templos dos deuses pagãos, no topo do altar ficava o clero com cadeiras tipicas de altoridades (Isso te lembra alguma coisa?).


O sermão como nós o conhecemos nunca foi utilizado pelos apóstolos , então de onde vem o sermão? Da Grecia antiga mais precisamente dos Sofistas, mestres gregos da oratória que viajavam fazendo discursos, então esses homens possuíam técnicas de argumentação incríveis e cobravam para ensinar e para efetuar seus sermões e retóricas. Hoje quem faz teologia aprende como os sofistas a fazer sermões para a platéia das "Igrejas" muito diferente da pregação dos apóstolos que pregavam a Cristo pelo que viviam não pelo sermão ou retórica, o que temos hoje são palestrantes da Bíblia que falam para um alditório inerte. Os apóstolos pregavam através do diálogo pois era uma reunião aberta e não do monólogo como é hoje onde você só ouve o pregador falar e não pode questionar como os bereanos.

E a Liturgia? Oração de abertura, música e louvor, oração, oferta, Sermão, oração final e Benção, tire a eucaristia da missa católica e você tera praticamente um culto protestante. Poucas mudanças em relação a isso foram feitas pelos reformadores, eles trouxeram avanços em relação a algumas coisas e dexaram muito a desejar em outras como a participação dos "leigos" nas reuniões que foi altamente afetada pelo clero cristão dos séc.II e III que se considerava santo demais (farisaismo) para estar próximo do povo e até hoje estamos afetados por esse pensamento e vemos isso em nosso meio pois somos meros espectadores nas reuniões o que difere da reunião de
1Co 14:26-31 onde todos participavam, eu gosto de comparar a Igreja com um homem que quebrou o braço e ficou muito tempo com ele imobilizado (quem já ficou sabe) e quando tirou o gesso tentou escrever como fazia antes mas teve praticamente que reaprender a ter o controle da mão, a mesma coisa acontece com a Igreja que desde os primeiros séculos está imobilizada e não está mais funcionando. Eu costumo dizer que a Reforma foi mais um movimento social do que espiritual, quem conhece um pouco de história sabe, pois o interesse das nobres e burgueses era grande com a reforma devido a riquesa da Igreja Católica.

A minha proposta é voltar aos moldes do Cristianismo Primitivo e deixarmos de seguir doutrinas de homens que acham que tem autoridade superior às Escrituras que dizem que isso ou aquilo é pecado sem mostrar na Bíblia onde está o erro (Cl 2:20-23) e fazendo de nós bonecos em suas mãos, voltemos as primeiras práticas onde funcionavamos quanto corpo de Cristo onde o amor é o que nos une. Estamos vivendo um tempo irmãos em que os Cristãos são adeptos do "cada um por si e Deus por todos", em que muitos pregam para aparecer e enriquecer, pregando aquilo que querem, Irmãos lembremos que há uma só doutrina, um só corpo e o que passa disso é doutrina de homens, veja o que Jesus falou sobre isso em Marcos 7:6-9 e reflita

Indico aos irmão a leitura do livro "Cristianismo Pagão" que vocês podem encontrar disponivel aqui no blog no "Espaço Leitura online".

Paz do Senhor
Eriton Junior

9 comentários:

  1. Paz irmão, cheguei aqui pelo comentário "Crentes sem igreja" do meu blog na união dos blogueiros...
    Bem irmão, a questão aqui colocada é bem legal e deveríamos mesmo pensar nisso, e todos saberem disso, ter essa informação, mas creio meu caro, que quando o irmão diz "voltar ao cristianismo verdadeiro" isso pode soar de forma de muitas outras formas, creio que podemos talvez aproveitar o ensejo, e criarmos algo em cima desse tema!
    Paz irmão, é um prazer...

    Visitem: www.xcontrapondox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde se publica as biblias renovadas e onde esta escrito que DEUS se renovou, pois o meu DEUS continua o mesmo ontem, é o mesmo hoje e sera sempre. Concordo que deveriamos voltar a sermos critãos primitivos para sermos realmente critãos.

    ResponderExcluir
  3. IZALINDA01@HOTMAIL.COM
    RIDICU-LO
    EM VEZ DE BUSCAR AS ALMAS PERDIDAS
    NO MUNDO DE PECADO OS CRISTÃO HOJE EM DIA ESTÁ PREOCUPADO COM COISAS FÚTEIS
    MATANDO E LUTANTO CONTRA O PRÓPRIO POVO EVANGÉLICO.
    PORQUE VC NÃO COLOCA COISAS QUE REALMENTE EDFICA EM VEZ DE FICAR CRITICANDO O POVO EVANGÉLICO
    CREIO QUE DEUS DISSE IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGÉLIO.
    NÃO CRITIQUE O TEUS IRMÃO EVANGELICO

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor Irmão Eriton Junior, Meu Nome é Solon Mariano moro na cidade de Altinho PE, e juntamente com outros irmãos, compartilhamos das mesmas Verdades que você esta Falando, inclusive já li estes livros do seu Espaço Leitura, gostaria de lhe conhecer melhor já que moramos no mesmo Estado, e com a graça de Deus colaborar-mos ainda mais para divulgação destas verdades...conheça nosso humilde blog:http//igrejanoslaresemaltinhope.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Todo Homem tem direito de viver como quiser.http://costumeseconceitos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor a todos! Achei muito interrante o comentário pois sou de uma igreja tradicional. Devemos nos deter ao mais importante: Deus procura verdadeiros adoradores.

    ResponderExcluir
  7. Querido irmao, se quiseres entrar no ceu, deve seguir a doutrina dos apostolos. Atos cap 2 v 42 e referencias. Joao cap 7 v 16-17, Atos cap 5 v 28-29, Atos cap 17 v 19-20, Hebreus cap 6 v 1, Romanos cap 6 v 17-18 e Tito cap 1 v 5a9 e referencias.
    Ressumindo lhe digo, que a lei e os profetas duraram ate Joao, desde entao é anunciado o reino de Deus e todo o homem emprega força para entrar nele. Jesus disse: o que recebeis de graça de graça dai. Entao toda a igreja que ganha salario para anunciar o envangelho esta errado e se enquadra na doutrina dos homens. Visite a Congregaçao Cristã no Brasil e procure alguem do ministério, e estes te esclarecerão o que deves fazer para ganhar a salvaçao de tua alma. Deus manda te dizer que nao deves p-agar dizimos, pois quem doutrinou a igreja de Cristo nao ordenou dizimos, mas sim as coletas para os crentes de jerusalem, visto que Jesus procedeu de Judá entendedamos que a esta tribo nunca moises falou de dizimos, alem do mais com a vinda de Jesus a lei antiga passou porque era sombras das coisas futuras, que é Cristo e sua doutrina para entrar no céu. A paz de Deus esteja contigo e sua familia.

    ResponderExcluir
  8. Hoje tambem te diz o Senhor dos Exercitos que formou Israel e deu seu filho para morrer e derramar seu sangue por nós, no duro madeiro da cruz, se zambares dos crentes e nao aceitar a doutrina dos apostolos, Deus virá sobre ti e voce vai ter que ir chorando, porque hoje diz o Senhor Deus, tenho plano para tua alma e quero saslvar voce e todos quantos te ouvirem. Eis que virei na tua casa e na tua familia e aunica salvaçao tua sera procurar a verdade, em vez de ficar por ai querendo lucro financeiro com as coisas de Deus. E para que saibas que é Deus que esta falando, ainda nesta semana alguem de sua casa ficara enfermo e voce tera que se humilhar perante o Deus de Israel pai de nosso Senhor Jesus cristo. amem..

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário