terça-feira, 5 de maio de 2009

Nestes ultimos dias tenho tentado compreender um pouco daquilo que foi a vida das pessoas que seguiram a Cristo no tempo Biblico. Tenho conversado com irmãos e sempre tenho compartilhado daquilo que tenho entendido com ajuda do Espírito Santo, mas muitas pessoas não concordam com aquilo que tenho aprendido. Eu sempre peço que se a pessoa pensa diferente tente me mostrar na Bíblia porque elas não pensam como eu, sempre sendo claro e sincero dizendo que se a Bíblia me mostrar que o que eu penso está errado estou pronto a aceitar pois sou Homem e não sou o dono da verdade como Deus é.

A maioria das pessoas falam que não pode ser do jeito que eu falo pois os tempos são outros mas eu não creio se tratar de questões que o tempo possa alterar, por exemplo:

Sempre tive o mesmo pensamento de todos os crente mas quando eu comecei a ler o Livro de 1Coríntios principalmente do capítulo 1 ao 3 e meditar nessas passagens passei a coloca-la na prática, a primeira passagem que mais me chamou atenção foi 1Co 1:

10 ¶ Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
11 Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
13 Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?

a segunda foi 1Co 3:

1 ¶ E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2 Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
3 Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
5 ¶ Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?

E quando eu estava meditando pensei: Mas hoje estamos vivendo exatamente isso, quando os irmãos dizem que são da Assembléia, outros Batista, outros Presbiteriana.

E esse pensamento me levou a ir mais a fundo nessa questão e passei a estudar sobre a Hístória do Cristianismo do surgimento aos dias de hoje analisando como era e como chegou até nós por que mudanças passou até nossos dias. Outra coisa que me chamou muita atenção ao longo das cartas de Paulo é sua luta pela união dos irmãos, ai eu comecei a juntar as peças e percebi uma coisa impressionante que na Bíblia as vezes ele fala Igreja de algum lugar e outras vezes Igrejas de algum lugar e percebi também que quando se trata de cidade sempre está no singular mas quando se trata de províncias é no plural. Juntei isso ao fato de em Corinto os irmão estarem querendo dividir o povo no grupo de Paulo, de Cefas, de Apolo dentro de uma mesma cominidade.
Depois que percebi isso minha mente foi juntando partes da Bíblia até montar o quebra cabeça e uma peça fundamental foi Romanos 14, por quê?
Porque eu pensei mas como pode grupos de pessoas que pensam diferentes estarem sempre juntas num mesmo lugar e Romanos 14 responde quando fala:

1 ¶ Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
7 Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
9 Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.
10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
11 Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.

22 Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.


Ai pensei que se nós não conseguimos viver junto com o irmão Batista, Presbiteriano e Assembleiano, como iremos viver juntos com eles na Glória?
Vi também que muita coisa que se chama costume de tal denominação não é nada mais nada mesnos do que doutrina de homens, por exemplo: a algum tempo atrás não se podia assistir televisão, hoje pode (embora a programação esteja cada dia mais dominada pelo inimigo), doutrinas que não vêm de Deus mas do Homem. Jesus e os apóstolos condenaram tais práticas pois nos submetendo a tais doutrinas estamos anulando o sacrifício de Cristo pois toma a liberdade que nos foi dada na Cruz do Calvário. Costumes precisam ficar de fora do relacionamento entre os irmãos e precisamos nos sujeitar ao Cabeça que é Cristo pois quem tem autoridade na Igreja senão ele. Aquele que pensa que tem alguma autoridade com o povo de Deus está enganado, o máximo que alguem pode ser é canal da autoridade de Cristo, nossas opiniões por melhores que sejam não podem estar na Igreja pois Jesus é a única autoridade.

20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
21 Não toques, não proves, não manuseies?
22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;

Vi tembém que no Grego a palavra ekklesia não se refere a uma construção mas sim a uma assembléia, um grupo de pessoas e significa "chamados para fora", acho que se os apóstolos vivessem nos dias de hoje pensariam: "Como posso ir a algum lugar que sou eu mesmo?". Históricamente a primeira construção foi feita por Constantino (Homem de natureza pagã que provavelmente não teve um novo nascimento) mais de 300 anos d.C e até então os Cristão se reuniam nas casas pois era um ambiente que mais combinava com a filosofia Cristã que é um ambiente familiar. Penso que devemos abandonar o cerimonialismo veterotestamentátio onde o culto era ministrado pelo sacerdote que era o canal de Deus para o povo. Hoje todos nós somos canais não existe nenhum canal especial ou específico pois o sacerdócio é universal, nem existe mais santuário terrestre e culto divino como na primeira aliança pois o culto cristão é no espirito e racionalmente:

1 ¶ Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.
2 Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
3 Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
4 Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
5 E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.
6 Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
7 Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;
8 ¶ Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo,
9 Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;
10 Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.
11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,


Paulo já sabia que depois que ele morresse haveria grande mudança no Povo Cristão e por isso ele alerta. É claro históricamente que não demorou muito para que as mudanças começassem e foi o que ocorreu quando Inácio de Antioquia começou a ensinar coisas que desvirtuaram o rebanho e a história do Cristianismo, apartir desse homem muita coisa mudou. Atos 20:

29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

Os apóstolos entendiam que aquilo que Deus passou para Moisés no Sinai foi passageiro e só vigorou até quando foi manifesta a promessa que Deus fez a Abraão. Em Gálatas cap.3 temos:

16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
17 Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
18 Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
19 Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.

E analisando a história de Abraão vemos que ele não construiu santuário algum.

Eu acho que as pessoas ainda não entenderam oque é fazer a obra de Deus, oque fazer algo para Jesus, as pessoas não encontraram a essência do evangelho até porque hoje não se lê a Bíblia, se caça pregação mas quando eu li Mateus 25:31 - 46 e Tiago 1:27 eu comecei a entender a obra:

31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.


Falando um pouco de reforma Protestante e análisando a História, vemos que mais um movimento social do que espiritual, pois não há nada de espiritual em deixar o Cristianismo nas mãos do Estado e fazer massacres como aos anabatistas. Claramente houveram avanços mas não vejo avanços espirítuais mas sim sociais como liberdade para ler a Bíblia, liberdade religiosa que são movimentos mais sociais do que espirituais. Então a Reforma não trouxe de volta o verdadeiro Cristianismo pois os reformadores não enxergaram todo paganismo que foi associado ao Cristianismo, eles só conseguiram enxergar o que estava nítido não foram a fundo até porque não conheciam muita coisa da Bíblia.

Então isso é o que eu acho e oro para que Deus levante homens com sabedoria para unir o Povo Cristão e assim sairmos do Leite para nos alimentar daquilo que verdadeiramente é espiritual.

A Graça de Jesus seja multiplicada

Eriton Junior

7 comentários:

  1. .

    Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amado irmão em Cristo, Eriton Junior.

    Em verdade, tudo quanto tens relatado, nos traz é que homens durante os séculos vêm distorcendo a Palavra de Deus em proveito próprio e quando muito, através de intervenção maligna, criam rituais, cerimônias, doutrinas, regras, trejeitos, manias, para tirar a atenção de Cristo Jesus.

    Devemos, por conseguinte, seguirmos ao Senhor dos senhores, na simplicidade da adoração, em espírito e em verdade, repartindo o pão, na comunhão em orações, amando-nos uns aos outros, servindo-nos em humildade...

    Adorar a Deus não requer um lugar específico, mas a reunião sincera de irmãos torna-se uma verdadeira assembléia!

    Quando somos abordados e somos criticados quanto ao que, conforme o amado irmão muito bem nos relata biblicamente, deve-se ao fato dos que por hora, vislumbram seus títulos de liderança, os famigerados e impostos dízimos para sustento e enriquecimento alheio.

    Não tenha dúvidas, ao que o irmão está alimentando, é sólido e espiritual, é mantimento que somente aqueles que se entregam por inteiro ao Senhor Jesus pode receber.

    Suas certezas acerca da Palavra de Deus incomodam a uma centena de milhares de evangélicos, aqueles que querem barganhar com Deus através de seus dízimos na busca de bênçãos materiais e os que recebem estes dízimos para proveito próprio.

    Com um pouco de boa vontade, amor a obra de Deus, desejo de estar nos céus com o Senhor Jesus, nos leva a termos entendimento de qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, pois, Jesus morreu por nós, para nos salvar, Seu sofrimento é para nos dar a vida eterna, jamais será para nos enriquecer materialmente.

    Infelizmente as denominações, assembleianas, batistas, presbiterianas, dentre outras, são aglomerados de contingente humano que, em muito pouco se presta serviço a Deus, em sua grande maioria, servem aos homens...

    Exemplos disto são, o caso da Renascer, onde seus membros idolatram e mantêm financeiramente o casal Hernandes, a Universal que formou um império financeiro ao Edir Macedo, a Internacional da Graça que enriquece o RR, e por aí afora...

    Mas, louvemos a Deus que não nos deixa enganados, e nos abre os olhos da fé para que, cresçamos em santidade, exaltando e glorificando o nome do Senhor Jesus, como Sua Igreja amada.

    Deus o abençoe por tão rico estudo, fortalecendo-o em amor, paz, alegria e esperança na gloriosa vinda de nosso Amado Senhor Jesus Cristo, sabendo que nosso maior Tesouro está no céu.

    Tenha a absoluta certeza que, nossa Comunidade virtual Adoradores em casas, prima-se por atitudes da verdadeira adoração, conforme relacionada a este seu exímio estudo, adorar ao Senhor, sem placas, nomes, doutrinas humanas, sem líder humano, Jesus é nosso Bom Pastor, somos todos sacerdotes do Altíssimo.

    Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.

    Fraternalmente.

    James.

    Jesus, o maior Amor ///
    Comunidade "Adoradores em Casas"///
    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  2. paz do Senhor
    fiquei triste por ver que apagou meu comentário anterior.. assim só posso lhe pedir desculpas e proclamar que a graça e o favor de Deus de Israel esteja consigo no nome de Jesus
    e fora de toda a religiosidade fanática..

    ResponderExcluir
  3. SHALOM!

    1. Uma alegria conhecer seu blog. Que o Deus Eterno lhe conduza em triunfo.

    Medite em II Co 2.14

    Em Cristo, Marcello de Oliveira

    P.s> acesse: http://davarelohim.blogspot.com/

    E veja o texto; A Pomba YONÁH – Cantares 2.14

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo belo trabalho no blog.

    Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  5. Ola Eriton!


    Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

    Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  6. Sou pesquisador da net, Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

    Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

    Algumas palavras populares que amaldiçoam a propria pessoa que fala, veja neste link abaixo em nosso blog:

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/

    Aproveite e Acesse nosso site, com mais conteudo para você

    www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir
  7. Meus amigos irmãos, passei pela net visitando vários blogs, e passei pelo seu lindo e excelente blog, não li muito mas o suficiente para ver que pelas suas palavras aqui expressas, é um ser que ama o mesmo Deus, e que deseja servi-lo e honra-lo, e isso para mim é mais que motivo de alegria. Quero deixar-lhe um convite: Mas faça-o só se desejar, se não estiver interessado pode deletar meu comentário que não fico chateado. Se deseja fazer parte do blog. O Peregrino e servo. Decerto que irei seguir também seu blog, não sou das pessoas que dizem que vão seguir e depois não seguem. Também peço desculpa se por acaso deixar mais do que um comentário. Obrigado pela atenção.
    Antonio Batalha.

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário