sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Devemos dízimar?

Gostaria de expor uma ideia e peço comentário dos irmãos.
De acordo com o Antigo Testamento o Dízimo era a décima parte do fruto da semente que se colhia e do gado e rebanho que passasse pela vara (Dt12:17 e Lv27:32), o dízimo não poderia ser entregue em dinheiro de acordo com Dt 14:24-26, por quê? Porque o dízimo servia para que se alimentassem a família
do ofertante, o levita, a viúva, o orfão e o peregrino pois esses não tinham herança (Dt 14:22-29). Segundo Hebreus capítulos 7 e 9 através do seu sacrifício Jesus cumpriu todo o sistema de oferta e sacrifício do Antigo Testamento, como ele mesmo disse que a lei não passaria antes de se cumprir. Gostaria de comentar também que em Mt 23:23 Jesus manda que os fariseus deem os dízimos da mesma forma que ele mandou o leproso apresentar o sacrifício que ordenara Moisés - Será que se formos curados também devemos apresentar o sacrifício que a lei manda? Certamente que não, pois, após a MORTE de Cristo toda lei passou e vale lembrar que ele estava falando com fariseus e não com os dicípulos e os fariseus estavam sob a lei e nós graças a Jesus não estamos. Há também quem fale em Abraão ou Jacó, mas Abraão deu o dízimo uma única vez dos despojos da guerra e foi um ato voluntário, então se devemos dar o dízimo daremos apenas uma única vez, e segue o raciocínio de que Isaque não deu dízimos tornando esse argumento ainda mais fraco. E Jacó fez uma promessa com Deus, uma atitude particular que também não foi seguida por José ou nenhum dos seus filhos. Também quero dizer que nenhuma vez foi mensionado como doutrina dos apóstolos o dízimo mas sim contribuição voluntária, não existe nenhum exemplo na Bíblia de Cristão dizimando. Muitos gostam de usar Malaquias 3:10 sem base bíblica alguma falando que o dízimo é para mantimento da casa do Senhor quando não é isso que o versículo fala pois é para que HAJA mantimento, ou seja, Alimento pois como diz Dt 14:22-29 o dízimo é para que se fartem aquelas pessoas (então se hoje deve-se dar o dízimo temos que levar vinho, trigo, azeite, gado Dt14:24-26), ainda se observarmos o livro de Malaquias e seu conteúdo veremos que é um livro voltado para os sacerdotes e eram esses mesmos que estavam a roubar os dízimos pois eles não estavam tendo o destino de Dt14.
Para encerrar gostaria de falar sobre o sistema de contribuição apresentado pelos apóstolos. Em At 4:32-37 fala sobre a comunidade cristã da época dizendo que tudo o que possuíam não consideravam exclusivamente seu mas sim de todos de forma que entre eles não havia necessitados. Será que estamos vendo isso no meio do povo de Deus? Oque vemos hoje é muitos pregadores enriquecendo quando em 2Co 8:15 diz que aquele que muito colheu não teve demais e o que pouco, não teve falta, e por que será que vemos os primeiros Cristãos contribuirem na maioria da vezes com os Cristão de Jerusalém e Judéia? Porque segundo At 11:28 houve a maior fome da história naquela região. O Dízimo do antigo testamento era para os necessitados, se muitos pregam esse Dízimo porque não fazem o que a bíblia manda e entregam o dízimo aos necessitados? Temos que contribuir com nossos irmão para que não haja nenhum necessitado entre nós (e não pedir dinheiro ao irmão que ganha 1 salário e paga Aluguel, feira, luz, água etc. pelo contrário esse irmão é que deveria receber ajuda dos outros irmãos) e claro proporcionar uma vida digna a nossos líderes com o NECESSÁRIO para a sobrevivência deles. Os que hoje usam a lei do dízimo estão anulando a graça do Nosso Senhor Jesus como diz o apóstolo Paulo. Há até quem use a doutrina do dízimo para trazer maldição na vida do Cristão o que é bem caracteristico da Lei porque a Lei é implacável mas Jesus veio trazer a misericórdia e a graça. Tomemos por exemplo Paulo que sendo apóstolo viveu todas as situações e passou por todas elas porque ele tudo podia naquele que o fortalecia e mesmo podendo receber ajuda dos irmão preferia trabalhar. Peço que os irmãos reflitam sobre o estudo, sobre a contribuição do Novo Testamento e o tipo de vida que levavam os que viviam do evangelho e compare com o que estamos vivendo.

Graça e Paz amados;
Eriton Junior

6 comentários:

  1. - Olá Eriton tudo bom???

    Estive meditando em seu texto , excelente texto mesmo!! Glória a Deus..
    Bom Eriton, infelizmente essa cultura de Dizímo havia se enraizado em minha "cultura", como algo correto, á luz do meu egocentrismo, mas graças a Deus com a leitura da Palavra e meditação hoje não sou a favor do Dizímo!!!, mas da oferta voluntária.... Hoje em minha Igreja Pregamos oferta voluntária...

    Um Grande Abraço .. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. .
    ..
    ...

    Graça e paz vos sejam multiplicadas, irmão Eriton Junior.

    Infelizmente, a BARGANHA DIZIMISTA é uma erva daninha que se enraizou na igreja denominação, tanto pelos pregadores como pelos dizimistas...

    Muitos hoje, não os que se apoderam dos dízimos, mas os que pagam, por muita das vezes, chegam até a serem grosseiros com os que (como nós, que fomos agraciados pelo entendimento da Palavra de Deus) pregam que o dízimo é da lei mosaica e que não mais pertence a Igreja de Cristo.

    Fraternalmente.

    James, presbítero.
    Jesus, o maior Amor
    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  3. Graça e PAz.

    Concordo com tudo que foi dito. Também acho que já falamos muito sobre o dízimo.

    Acho que também deveriamos voltar para Atos 4. Já passou da hora de vivermos Atos 4. Acho que já falamos muito sobre dízimo.

    Como diz uma das letras do grupo Fruto Sagrado, "O que a gente faz fala muito mais do que só falar".

    Pelo Reino e para o Reino
    Antonio J. Tolissano
    http://trilhateologica.blogspot.com

    antoniotolissano@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. .
    Graça e paz vos sejam multiplicadas, amados irmãos em Cristo.

    Respeito a opinião dos amados, mas entendo que ainda não é tempo de deixarmos de falar sobre os famigerados dízimos, precisamos sim, cada vez mais, falar dos abusos que são cometidos com a Palavra de Deus, que homens escrupulosos utilizam do Amor de Deus para se locupletarem de benesses, de incautos e inconstantes que somente tentam se achegar a Deus no intuito de enriquecimento...

    Não podemos nos calar, muitos dizimistas barganheiros assim o querem, precisamos sim, como nos diz a Palavra de Deus em Isaías: “Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados...”

    Fraternalmente.

    James.
    Jesus, o maior Amor

    Comunidade "Adoradores em Casas"
    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  5. NA NOSSA IGREJA, USAMOS A CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA. PAULO ESCREVEU EM I COR. 16 DE COLETA II COR 9-7 CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA. DÍZIMOS E OFERTAS PASSOU!
    GALATAS- 5 FOI PRÁ LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU, NÃO SUBMETAIS DE NOVO EM JUGO DE ESCRAVIDÃO.
    PR. DHÉO

    ResponderExcluir
  6. Não vou discutir ... somente expressar minha opinião como dizimista fiel da casa do Senhor.

    Sou dizimista pq entendo que sim é uma ordenança do Senhor. E penso: Como uma igreja se manterá aberta se não entrar recurso, pois sabemos que tem um alto custo manter uma Igreja aberta.

    E se fomos seguir alguns raciocínios do nosso irmão, como iremos levar a casa do Senhor vinho, trigo, etc... hoje o que plantamos é o trabalho e o que ganhamos é o dinheiro e desse nóa devemos sim devolver a décima parte ao Senhor para que haja mantimento na casa.

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário