quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Conhecendo nossa Aliança com Deus!

“8 - Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 9- Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” 1Tm 6. 8-9

Vendo os sermões pregados hoje e a ênfase que se dá ao dinheiro nas igrejas resolvi fazer um breve comentário sobre o assunto. A prosperidade material é algo necessário ao cristão? Estamos aqui para sermos ricos e termos aquela “boa” ambição como se prega?

Bem vou começar citando um fato que eu vi na televisão onde o Pastor Silas Malafaia pregava sobre a prosperidade, falou que deveriamos ter uma “boa” ambição e que as pessoas que estavam contentes com o suficiente que tinham eram trouxas, será que este Pastor idolatrado por muitos no meio evangélico está falando de acordo com a bíblia? Aparente mente sim, mas ele estava usando de passagens do Antigo Testamento para apoiar sua doutrina, ai você me pergunta mas o Antigo Testamento não faz parte da Bíblia? Eu te respondo, faz sim, e é por isso que muitos caem neste erro (não sei se de má fé mas um homem que parece conhecer tanto a Bíblia não deveria cometer tais erros) misturando a Antiga aliança com a Nova, mas temos que nos lembrar das diferenças das duas Alianças (como a nova está em vigor a segunda já não vale mais para nós) e nós fazemos parte da Nova aliança.


As diferenças básicas das duas alianças são notáveis tais como:

A Antiga foi exclusiva de Israel a Nova é para todos.

Na Antiga a Lei era de Moises agora a Lei é de Cristo

As bênçãos eram materiais e também a adoração, agora tanto as bênçãos como a adoração é espiritual.

O sacerdócio era exercido por poucos homens escolhidos, hoje todos somos sacerdotes e temos um Sumo sacerdote imortal o qual é o Cristo.


Pretendo explicar esses itens que acabo de enumerar para podermos entender e esclarecer o assunto. No item 1 vemos que a aliança de Deus foi feita com um homem chamado Abraão e que Deus lhe havia prometido que faria dele uma grande nação, a nação escolhida pelo próprio Deus em Abraão, que seria o Povo de Deus mais tarde chamado de Israel, único povo que tinha acesso a YHVH, mas como Deus sabia que esse pacto seria apenas uma espécie de tutor para nos levar para o que é perfeito ele tratou de trazer o Cristo ao mundo para iniciar um novo pacto “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16 Glória a Deus por isso! E por isso todo o pecador foi liberto da escravidão do pecado e através de Cristo todos temos acesso ao Pai e o espírito clama “Aba Pai!”.


No item 2 confirmamos nas Escrituras que estamos sob uma nova lei “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Rm 8.2, “Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.” 1Co 9.21, “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” Gl 6.2. Vivemos então sob a nova lei, a Lei de Cristo pois a primeira já passou “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” Rm 10.4, mais um fato que nos separa de Israel, pois a Lei de Cristo se resume ao Amor que temos uns com os outros “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Jo 13.35, “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Rm 13:8.


O item 3 é o maior causador de polêmicas hoje, depois do advento da teologia da prosperidade e será o item que mais vou comentar. “E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.” Gn 12.7, Deus havia prometido a Abrão uma terra e que o faria pai de muitas nações, portanto a promessa de Abrão era terrena, deste mundo passageiro e é ai onde vemos maravilhosamente a comparação que o escritor de Hebreus faz “Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.” Hb 11.16, estamos vendo que a nossa terra o Senhor tem preparado, nossa promessa e nossas bênçãos são espirituais “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;” Ef 1.3, Paulo falou muito bem sobre isso porque ele passou por muitas situações e padeceu pelo nome de Cristo “ Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” Fp 4.11-12. Muitos gostam de citar o conhecido versículo “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.”. OPS! Será que é assim mesmo pegue sua Bíblia e leia, acho que é assim “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6.33, mas que coisas são estas? “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?” Mt 6.31, entendeu? Jesus não prometeu riquezas mas prometeu suprir suas necessidades vitais, vejam como estão deturpando as Escrituras mudando o sentido das palavras e seu contexto. Quando vemos os cristãos do primeiro século vemos que ao invés de desejar riquesas eles vendiam as suas e distribuiam entre os necessitados.


Para finalizar com o item 4, devemos saber um pouco sobre sacerdócio no Velho e Novo Testamento. O sacerdócio em Israel era exercido por um grupo selecionado de varões santos e que não podiam ter defeitos físicos e eram escolhidos por Deus, então debaixo da lei mosaica, o povo ficava distanciado de Deus pelos sacerdotes, os quais ficavam entre Deus e o homem, o sacerdote era um mediador que ensinava a lei, mas principalmente oficiava os cultos religiosos dos israelitas (é o que acontece hoje nas igrejas), que eram o Sumo sacerdote e os sacerdotes ministeriais, os dois tipos de sacerdotes de acordo com a lei. Hoje, Cristo nosso Sumo sacerdote nos fez sacerdotes através do seu sacrifício, “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” 1Pe 2.5 e “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1Pe 2.9, todos nós somos sacerdotes ministeriais, todos temos o ministério sacerdotal para oferecer sacrifícios espirituais, mas o sistema da Igreja institucional não permite que todos exerçam o sacerdócio.

Espero que eu possa ter contribuído parar crescimento dos irmãos, assim como tenho sido edificado por outros sacerdotes, e é nesse crescimento mútuo que o Corpo cresce.


Graça e Paz do Senhor Jesus, Rei dos Reis.

Eriton Junior

4 comentários:

  1. .
    Graça e paz vos sejam multiplicadas, amado irmão em Cristo, Eriton Junior.

    A busca de riquezas, está levando os homens a cada dia mais se distanciarem de Deus, e infelizmente esta ganância é através da igreja evangélica, onde o que vale é o peso dos dízimos...

    Fraternalmente.

    James.
    Jesus, o maior Amor
    Comunidade "Adoradores em Casas"
    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns irmão Eriton pelo seu site. Muito bom mesmo. Um abração em Cristo. www.nilson-coelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. a unção e a graça de Deus de Israel continue consigo Eriton, que continue recebendo discernimeto e entendimento da voz de nosso Deus Pai..
    vc. tá lá.. o Santo Espirito o vai levar a descobrir mto mais, tenho a certeza.. que vai receber revelação e a restauração da verdade vinda de nosso amado Jesus..
    abraço

    ResponderExcluir
  4. olá eriton, fiquei muito surpriendido com seu estudo . passei muito tempo na igreja universal aprendi tudo errado. mas agora o Espirito santo me abriu os olhos. agora busco o reino de Deus. pena q milhoes de pessoas estão no erro.
    alexnet4579@hotmail.com gostaria q vc me convidasse para seu orkut

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário